sábado, 18 de abril de 2009

SÓ MOMENTOS BOM

Sexta-feira, 13 de Junho de 2008
A arte que integra - Edição 63 • junho de 2008-

A arte que integra

Por Leonardo Fuhrmann [Quarta-Feira, 11 de Junho de 2008 às 15:21hs]

Francisco Estanislav tinha dez anos quando viu pela janela do apartamento em que mora – na Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulista – a van do Instituto Pombas Urbanas encostar ao lado do galpão que pertence à Cohab e estava abandonado havia uma década. Foi lá verificar o que era e não deixou mais de freqüentar o Centro Cultural Arte em Construção, nome dado ao espaço que o garoto observava. “Costumo falar que moro aqui, pois só vou para casa dormir mesmo”, diz Francisco, que cursa o 1º ano do ensino médio em uma escola da região.
Nascido no Peru e morador da Cidade Tiradentes desde os três anos de idade, Francisco fez, além do curso de teatro, oficinas de canto, circo, grafite, violão e danças africanas. “Você precisa que eu liste todos?”, pergunta. Além dele, sua avó faz um curso de artesanato e outros cinco primos também freqüentam o espaço.
O exemplo de Francisco mostra um pouco do trabalho desenvolvido pelo Pombas Urbanas, cujo centro cultural, só no primeiro semestre deste ano, oferece 17 cursos. Entre eles, o de webdesign e o de encenador, que ensina atores de teatro como administrar e manter a sua própria companhia. No espaço também são apresentados filmes e peças, funcionando ali também um telecentro e uma biblioteca comunitária.
Quem acompanha hoje o sucesso do projeto não imagina como eram as condições iniciais. O centro cultural não tinha piso, portas e telhado, ou seja, não passava de quatro paredes. Sem luz elétrica, as aulas noturnas eram iluminadas pelos faróis da van do Pombas Urbanas, a companhia de teatro que então já havia virado um instituto. Mesmo assim, 800 jovens se inscreveram para participar das aulas de teatro, primeira atividade oferecida pelo centro cultural. Desta turma, apenas dez continuaram, que hoje formam o grupo Filhos da Dita, que deve estrear seu primeiro espetáculo no segundo semestre deste ano.
Em menos de cinco anos, mais do que a recuperação do galpão, o centro cultural ganhou incentivos dos governos municipal e federal, o prêmio Itaú/Unicef do ano passado por seu projeto de leitura e o apoio do Instituto Votorantim. Uma padaria, uma loja de autopeças e uma pizzaria do bairro também estão entre os colaboradores.

www.revistaforum.com.br

postado por biblioteca às 13:29 | 0 Comentários

Sexta-feira, 6 de Junho de 2008
PROGRAMAÇÃO DE JULHO/2008 - Teatro de Rua nas Praças

Dia 05, Sábado, às 16 hs "O complicado casamento de Malasartes - com o circo de trapos.
Dia 12, Sábado, as 16 hs "Encantando Ruas" - com Malabarbudos.
Dia 19, Sábado, às 16 hs -"Bufonarias II" - com Trupe Olho da Rua .
Dia 26, Sábado, às 16 hs " Pinta de Palhaço"Pelada na Rua" - com Alexandre Roit.


Participe , não deixe de assitir, voce vai amar.

postado por biblioteca às 07:47 | 0 Comentários

PROGRAMAÇÃO JULHO/2008-Teatro no Centro Cultural '

Dia 05, Sábado, às 19 hs ""Ridícula Concórdia" - com conexíon Latina.
Dia 12, Sábado, as 19 hs "Peripecias" - com Trupe de Peripecias.
Dia 26, Sábado, às 17 hs - " Ensaio Sobre Insanidade..." - com o grupo amador Triskelion Cia. de Circo Teatro.
Dia 28, Sábado, às 19 hs " A Procura da Conquista" com a Cia Atores Urbanos.


Participe , venha voce vai amar.

postado por biblioteca às 07:38 | 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MILTON JOSÉ ASSUMPÇÃO